terça-feira, 4 de março de 2008

(DES) Emprego na enfermagem


Actualmente multiplicam-se as notícias de desemprego na enfermagem. De quem será a culpa desta situação? O que está mal? O que podemos mudar?

Sou enfermeira há cerca de 18 meses, e tenho 1 ano de experiência profissional. Actualmente estou desempregada há cerca de 3 meses. Começo a desesperar. As oportunidades são muito poucas, as perspectivas ainda menos.

NÃO CONSIGO PERCEBER COMO AS COISAS CHEGARAM A ESTE PONTO!!!

-- Conclui o curso numa escola pública. Éramos 70 alunos! Estão a imaginar o que são 70 pessoas numa sala de aulas? Bom, era só mesmo para dizer que isto é inadmissível! Nem sequer vou prosseguir com os comentários. Já perceberam onde quero chegar.


-- Em cada ano lectivo, só na minha escola, eram, e são, 140 enfermeiros a terminar o curso.... EM CADA ANO LECTIVO FORAM-SE 3000 NOVOS ENFERMEIROS EM TODO O PAÍS!
-- Há relatos de escolas que não conseguem campos de estágios para os alunos, acabando por fazer o estágio de médico-cirúrgica em lar de idosos... Que qualidade no ensino!


-- Durante estes últimos tempos, pude concluir que grande parte dos enfermeiros têm no mínimo 2 empregos. Há muitos enfermeiros a ter três empregos! E o mais inacreditável é que estes por vezes distam uns dos outros cerca de 140 km!! Devem ser bonitos os cuidados de excelência prestados!


-- Não consigo perceber, como é que é possível continuarem as acumulações!! Já pensaram bem nisto? Acho que ninguém sabe os balúrdios que se gastam com estes enfermeiros. Não sabem, porque eles não falam...
Eu também confesso que se o pudesse também fazia, mas agora vejam bem: estes nossos amigos, fazem 35 horas semanais, óbvio que é fácil conciliar com o duplo. Agora se tivessem um contrato de 40 horas/semanais!!Mais há enfermeiros de fazem turnos de 12 horas, portanto só trabalham 3 dias por semana, restando muitos dias para um duplo e triplo! Quantos e quantos! Aliás eu pensava que o máximo permitido por lei era 9 horas...


-- Isto do aumento da idade da reforma para 65 anos também tirou o lugar a muita boa gente....

Sem comentários: